quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Valentes e corajosos homens do mar - Final.











Na parte anterior capitão Moribundo depois de enfrentar desafios perigosos, aproxima-se dos seus desafetos instalando-se provisoriamente na França.
Torna-se influente empresário no setor de perfumaria e em seguida
chega à sua terra natal
como um Don Juan e rico empreendedor.
É o momento de articular suas ações.



Com sua visão estudada e bem elaborada de um experiente investidor, transformou um velho casarão sem muita utilidade, numa vistosa e ampla loja de perfumes com todos os requintes necessários capaz de atrair a nobreza inglesa, aliando-se a estes pormenores o seu incontestável charme de um galã e conquistador incorrigível. Não demorou muito estava frequentando às suntuosas e concorridas festas da corte. Os seus produtos foram rapidamente conquistando destaque a ponto de se transformarem luxo de consumo para todas as ricas e influentes damas da sociedade. Na mesma proporção em que empregava com sucesso o seu admirável fascínio de "bon-vivant" e empresário. Beneficiado pela obra do destino conheceu Mary Christine Lemmon, 22 anos, filha caçula de George Lemmon, justamente o seu principal alvo da vingança. Aquele que o incriminou para subtrair fortunas em ouro, pedras preciosas e especiarias do seu Rei.

A partir do momento em que ficou conhecendo a jovem Mary Christine, além dos reveses que a vida proporciona, só restava esperar e dar corda à imaginação fértil de que era especialista; infiltrar na intimidade da família, apronfundar suas atenções nas ações do seu patriarca e descobrir até onde se estendia seus negócios e seus compromissos financeiros. Fazendo-se valer de seus refinados gestos de elegante conquistador e atencioso "gentleman", não demoraria se tornar pessoa de confiança do seu alvo: o desafeto George Lemmon. O desfecho e a consolidação da sua vingança provando sua inocência e de seus amigos seria uma questão de tempo e oportunidade.

Enquanto isto Espantalho e seus amigos curtiam suas férias, em verdadeiras festanças no litoral frances. Para os momentos de descanso escolhiam impreterivelmente o conforto nos aconchegantes aposentos a bordo do inigualável Tigre Veloz. Entretanto, nas ocasiões de comemorações mais intensas e ousadas procuravam as inquietantes tabernas e casas de mulheres onde conseguiam afogar suas solidões e marasmos, através do consumo desenfreado das refrescantes, ora calientes bebidas da região, contudo, sempre bem dispostos aguardando o chamado do seu líder. Estavam protegidos como viajantes em busca de negócios e de prazer pelo continente europeu.

Charles inteligentemente infiltrado nos bastidores da burguesia e dos negócios inglês é informado de que um grande e precioso carregamento contendo finíssimas peças de sedas, riquezas em porcelanas e pedraria finas, principalmente de jade, estava para sair da China com destino à Inglaterra, enviou um mensageiro levando consigo e com urgência um recado codificado até aos seus corajosos companheiros, informando-lhes da necessidade de interceptar em águas internacionais do Pacífico o navio Guardian que navegava com bandeira holandesa. Fazer seu comandante prisioneiro, libertar a tripulação em improvisadas chalupas, saquear a valiosa carga, afundar a embarcação e se dirigirem rapidamente à Inglaterra.

Assim que tomou conhecimento da mensagem a tripulação ansiosa por novos desafios, pôs-se a caminho contente por voltar à ação. Todos estavam se sentindo desgastados e irritados pelo ostracismo a que submetiam. Até alcançar o ponto ideal do cargueiro em vista, seriam pelo menos três semanas, ainda assim teria que se fazer um estudo pormenorizado para descobrir em que curso estaria navegando, verificar possibilidades e análises detalhadas da melhor abordagem. Não poderiam falhar, estava naquela embarcação à chave principal que abriria as portas para o futuro, proporcionando-lhes toda tranquilidade desejada, além de uma vida farta, dígna somente dos ricos. Aí sim, poderiam dizer que cumpriram realmente com suas missões.

Havia acabado de dobrar o Cabo da Boa Esperança, também conhecido como Cabo das Tormentas quando por uma incrível ironia o mar ficou bravio, manifestação comum para todos os navegantes daquela área. Preocupados abaixaram as velas a meio mastro navegando com extrema cautela. Afastaram um pouco da costa para evitar qualquer arrebentação. Estavam numa zona repleta de perigosas elevações rochosas. Umas possíveis de serem vistas com mais facilidade por sobressaírem sobre as ondas, outras ficavam encobertas pelas águas e diante daquela situação de agitação do mar o perigo seria iminente. Cuidadosos faziam inúmeros cálculos de probabilidades. Qualquer desvio perderia a oportunidade milionária.

Após outros dois dias de constantes preocupações, ouviram-se gritos de alerta vindos do mastro de observação. Todos viraram em direção do horizonte na espera e divisar a embarcação que mais se assemelhava a um ponto distante no infinito balançando suas velas. Não tardaria seria possível identificar sua origem por intermédio da sua bandeira e suas características de cargueiro. Foram momentos de ansiedade e tensão. Os homens que seriam os responsáveis pelos canhões providenciaram todo o necessário para uma vitoriosa contenda, os demais com suas armas prontas e vistoriadas também aguardavam impacientes. Inclusive foram instaladas cordas sobressalentes em vários pontos dos mastros e cordames para em caso de invasão pudessem ser transportados direto de uma embarcação à outra pelo ar.

Comprovado tratar-se do Guardian, Tigre Veloz comandado por Espantalho fez uma manobra evasiva, numa demonstração de que estava evitando qualquer aproximação com o navio em curso e tranquilizar a atenção da tripulação adversária, para no momento exato içar totalmente as velas, estender a temida bandeira e empreender velocidade máxima, não permitindo qualquer possibilidade de fuga do inimigo. A ocasião lhes favorecia com ventos fortes e o galeão em questão carregado e pesado, facilitaria para que tudo ocorresse como o planejado. E foi o que aconteceu. O resultado não poderia ter sido melhor, as baixas foram mínimas, assim mesmo somente do lado rival. Aqueles que sobreviveram se renderam e o capitão capturado foi mantido como prisioneiro, conforme determinou Charles Grahann. Concluído o saque da carga, livraram-se dos prisioneiros atirando-os ao mar nas chalupas improvisadas com materiais retirados do próprio navio abatido e depois o afundaram.

Passados algumas semanas em que enviou a mensagem, Claude Fontaine, acreditando na sua experiência de homem do mar e de ter calculado as possibilidades de tudo ter ocorrido como era o esperado, procurou o juiz Richardson, respeitado magistrado do reino. Depois de longa conversa e utilizando-se de muito tato e ponderações, conseguiu convencer o merintíssimo a atender ao seu pedido.

- Merintíssimo está chegando a qualquer dia ou hora, no porto principal, trazido por pessoas de minha confiança um homem a quem gostaria que o senhor acompanhasse o seu depoimento sem se apresentar, ou deixar-se ser visto. De prferência acompanhado de outras autoridades como o senhor. - Explicou Claude Fontaine.

- Mas o que significa isto? - Perguntou admirado e meio confuso o magistrado.

- Não se preocupe, acontece que esse homem é responsável por crimes bárbaros e deploráveis, cumprindo ordens de pessoas influentes do reino e da sociedade. - Esclareceu Claude Fontaine.

- Você tem noção do que está me propondo e da gravidade que isto pode gerar, efetuando uma prisão indevida e sem mandato judicial? - Advertiu o magistrado.

- Tem alguma relação com os seus negócios? - Questionou curioso o preocupado juiz.

- Não, não tem. Mas tem muito a ver com o País. - Respondeu seguro de suas convicções o elegante empresário Claude Fontaine.

Preocupado, porém curioso o magistrado Richardson concordou com os argumentos aceitando a proposta. Em seguida começou a selecionar mentalmente aqueles que poderiam ser os seus convidados para acompanhá-lo naquela missão tão atípica e preocupante.

Novamente Tigre Veloz com outra bandeira, agora inglesa tomava o seu rumo em direção a Inglaterra. A tripulação como era de se esperar vestidos com a elegância de nobres viajantes milionários navegavam em rítmo de festa e entusiasmados. Incrível mas naquele momento realmente poderiam considerar-se milionários, o carregamento que transportavam era valiosíssimo. Contudo, ainda não lhes pertenciam.

Pelo fato do saque ter acontecido em águas internacionais, não tinha como outro país reivindicar o direito sob à carga. Era intenção de Charles Grahann, mesmo depois de identificar os culpados dos crimes que a eles foram atribuídos e os autores condenados, nem mesmo a Inglaterra teria direito ao seu conteúdo, a qual seria vendida e o resultado da arrecadação dividida entre os seus corajosos lobos do mar, que a partir daquele momento estariam livres de todas as acusações e milionários.

No seu martírio da volta, o infeliz comandante capturado imaginasse o castigo a que iria se submeter preferiria mil vezes a morte a ser colocado como prisioneiro. Espantalho com sua elegância demoníaca o aterrorizava insistentemente, não lhe permitindo descanso ou até mesmo um beve cochilo aliviador. Tratava-se de uma pessoa não grata, além de um velho conhecido inimigo de todos e todos o julgavam grande devedor. A tortura chegou a ser tão angustiante que quase o levou a loucura.

Quando Tigre Veloz aportou como majestoso navio de cruzeiro, tremulando no mastro principal a orgulhosa flâmula inglesa, sua tripulação vestida a caráter, desceu em terra e chorou copiosamente, afinal foram anos a espera daquele momento tão aguardado. Seria também a oportunidade de rever familiares que nem imaginavam como poderiam se encontrar, ou até mesmo se foram responsabilizados e duramente torturados em busca de respostas e informações que desconheciam. Imediatamente, assim que conseguiram respirar o ar saudoso da pátria querida, enviaram notícias ao seu líder que apareceu depois de algumas horas vestido como um lorde. Todos riram e brincaram efusivos com a situação. Depois de acertados os detalhes da revelação foram visitar o prisioneiro que se encontrava em estado merecedor de cuidados. Sua aparência estava mais próxima de um moribundo do que o próprio capitão no auge do momento em que foi nomeado com o referido nome em terras portuguesas. Um médico se encarregou de recuperá-lo, enquanto isto o respeitado juiz estava sendo informado de todos os detalhes que convinha a missão. Antes, porém, toda a carga saqueada havia sido descarregada e colocada em lugar seguro para evitar algum tipo de acontecimento imprevisto.

Alguns dias se passaram. Quando tudo estava visivelmente normalizado, Claude Fontaine convidou os supostos amigos e protegidos pelo status de nobre personalidades - também seus alvos de esclarecimentos -, a visitarem o seu navio que acabara de adquirir e que se encontrava ancorado no porto principal. Como combinado previamente, o juiz e outras autoridades do reino encontravam-se devidamente acomodados em uma sala contígua - escolhida com capricho, envolvendo criterioso cuidado para o momento -, acompanhavam cada detalhe da conversa a bordo. Após longas trocas de amabilidades Charles orgulhoso do seu navio, mostrava prazeroso o luxo interno das acomodações provocando aos sorridentes covidados manifestações de satisfação e elogios. Sem mais delongas então chegou o fatídico momento da cuidadosa e bem elaborada ocasião. Bastou abrir uma porta para aparecer diante de todos aquele que seria o verdadeiro espectro da maldição. Quando apresentaram o prisioneiro o espanto e a incredulidade tomou conta dos convidados. Tratava-se nada menos que Johnny Flampper, o corsário bandido, que já havia assumido o ataque ao Tigre Veloz nas imediações do Canal da Mancha, acrescentando ainda que mesmo ferido se recuperasse com a ajuda dos seus comparsas. Revelou em seguida que depois de recuperado, retornou à sua vida de saqueador a mando dos ilustres figurões, atividade que admitiu praticar a vários anos sob as ordens e orientação de George Lemmon seu principal mandante. Esclarecidos os crimes, todos os envolvidos foram julgados e condenados à forca.

Concluído os trabalhos de julgamento na Corte, Claude Fontaine revelou sua verdadeira identidade como Charles Grahann e de toda sua tripulação, sendo imediatamente absolvidos de todos os crimes a eles responsabilizados, além de serem condecorados envolvendo todas as honras com comendas entregues pelo prórpio Rei em uma movimentada festa no palácio real.

Charles não abandonou suas atividades como empresário de perfumaria e ainda manteve-se como milionário e dono de um extraordinário navio de cruzeiro. Como se não bastasse recebeu do Rei, pelos seus méritos de serviços prestados à coroa o título de Sir Lord of the Golden Tiger, entregue pela Soberana Corte do Parlamento Inglês. Os amigos seguiram seus caminhos também como milionários. Todavia, agora como cidadãos respeitados na condição de livres e nobre sonhores do reino.

Imagens: Internet, Fotosearch

Um comentário:

Anônimo disse...

cara ficou otimo, vai acabar em filme.